Action Required. The Things Network is moving to The Things Stack (V3) and will shut down V2 clusters on 1 December 2021. Move your gateways and devices to a v3 cluster now!

Gostaria de saber se existe algum impacto nos dispositivos da Radioenge:

• RD43HAT (Gateway LoRaWAN c/ Adaptador RPI3)
  • RD49C (Módulo LoRaWAN)

Preciso fazer algum update de software / firmaware?

Ou poso fazer a migração sem qualquer impacto nos dispositivos?

Boa tarde. Não existe impacto.
Única coisa é que se você já tem a aplicação e os módulos rodando na TTN v2, você terá que migrar o gateway no novo servidor (TTN v3) e também recadastrar os seus dispositivos novamente.

na migração do Gateway é necessário alterar o global_conf.json com a URL do servidor que é fornecida pela aplicação da TTN v3.

Existe algum manual atualizado para o registro de end devices? Pois agora são apresentadas novas perguntas:

LoRaWAM Version: MAC V1.0, MAC V1.0.1, MAC V1.0.2, MAC V1.0.3, MAC V1.0.4, MAC V1.1

Regional Parameters Version: PHY V1.0, … na verdade depende do valor anterior.

Additional LoRaWAN Capabilities, etc…

A principio parece que consegui registrar o Gateway (mostra que ele está ativo no console v3)

Mas não estou conseguindo enviar dados usando os End devices. Registro eles ABP mas os dados nunca chegam. Ex:

AT+TXCFM=1:1:2:Hello
AT_TX_OK
AT_ACK_ERROR

Seria interessante ter um manual atualizado para registro na TTN tanto o Gateway quanto os End Devices usando a versão nova da TTN

Fiz mais testes com OTAA e ABP sem sucesso. Mais algumas informações :

Estou testando com dois end devices que não estão cadastrados na V2.

No caso de ABP a mensagem chega no meu Gateway, vejo o log da mensagem do end device mas essa mensagem nunca é enviada para minha application/device cadastrado na TTN

Nos testes OTAA a mensagem de JOIN chega até o device cadastrado na TTN. Só que vejo no log o erro: Join-request to cluster-local Join Server failed MIC mismatch

Conferi várias vezes e recriei os cadastros na TTN sem sucesso. Mas como falei em mensagem anterior existem mais parametros que na versão V2 a serem configurados que não sei qual é o valor correto.

Boa tarde, Matias.

Se a mensagem chega no gateway e não aparece no seu log da aplicação é porque algo está barrando isso. Podemos tentar acessar o seu pc e ver o que ocorre. Pode mandar uma msg no whatsapp do nosso suporte (+55 (41) 98790-1495) que o auxiliaremos com isso.

Olá Marco, muito provável que o problema era que tinha criado minha aplicação/gateways na região North America. Removendo e criando tudo na região da Australia e seguindo as instruções: Cadastro de dispositivo (end device) na TTN v3
consegui fazer o Join e mandar dados

Obrigado

1 Curtida