Iniciando com o End device

Buenas pessoal, pode parecer estranho mas para muita gente que está iniciando com esse node algumas coisas pode parecer confusas ou não se tem muita informação no manual disponibilizado, então decidi montar esse tópico aqui para dar um Help para quem precise/esteja perdido ao se começar com o dispositivo, e pode ser colocado demais informações pelo pessoal na medida do tempo.

1 Curtida

Nunca use o node sem a antena estar conectada, isso pode danificar seu mote.
Consulte o manual disponibilizado no site da fabricante, principalmente as tensões e as ligações de comunicação. https://www.radioenge.com.br/uploads/fe3eaca2f4e3fd565143af8cb9703d7d1560427722-manual-lorawan-v2.1.pdf
3° O node utiliza Comunicação Serial para se comunicar com o arduino ou outro microcontrolador externo.
4° Você pode utilizar o próprio mote para ler alguns sensores, pois possui 10 GPIO ( 4 entradas Analógicas com resolução de 12 bits) que podem ser configurados como Input ou Output.
Principais tipos de sensores que são compatíveis: Sensores Analógicos, Nível Digital (alto ou baixo), além de poder se colocar LED ou fazer leituras de potência.
5° No github da Radioenge (https://github.com/Radioenge) você tem alguns exemplos de códigos. Para LoRaWAN se tem o autenticação OTAA, mas para funcionar é necessário alterar as KEY ( APPSKEY e NWSKEY, que são encontradas nos devices cadastrados pelo usuário em Apliccations na TTN https://console.thethingsnetwork.org/applications), se atente também para a mascara de canais utilizados (EndDevice LoRaWAN - Máscara de canais TTN), normalmente a utilizada é a: ff00:0000:0000:0000:0002:0000

Formas de autenticação ABP e OTAA.
Para OTAA ( https://github.com/Radioenge/LoRaWAN/tree/master/Examples)
ABP (https://github.com/schwiderke92/LoRaWAN-Project não é oficial e foi modificado por mim)

Para comandos AT com Arduino Uno Comando AT em arduino uno

Para o pessoal que quer trabalhar com canais fixos nos end device ou que possuem um single channel, através dos meus testes conseguir conectar o end device radioenge em “gateway” de canal único.
Para setar os canais recebi o auxilio do suporte via email e estou compartilhando as informações, para fazer isso basta setar uma mascara ( via software ou comando AT) habilitando o canal.

image

Olá tudo bem?

Estou com um problema de conexão do end device com o gateway, pois antes de confirmar o payload o módulo realiza vários "retry. Assim gostaria de saber o que eu poderia fazer para resolver esse problema?

Olá, Ferluis. Verifique o nível de sinal dos pacotes que o gateway está recebendo. Vale a pena também verificar se a máscara de canais está configurada corretamente.

Se o sinal for muito baixo, pode estar ocorrendo diversas falhas no link gateway <-> rádio. Se os canais estiverem setados de forma incorreta, o módulo pode estar transmitindo em canais que o gateway não está escutando.

Legal … segue o link para um memento rápido de “primeiros socorros”!!! :crazy_face:
LINK