Gateway Radioenge TTN e Gateway Amareican Tower na mesma área de cobertura do EndDevices

Boa tarde a todos!!

Estou iniciando alguns projetos com EndDevices LoRaWAN, e optei por adquirir o Gateway Radioenge completo para iniciar minhas aplicações. Fiz a instalação do mesmo e subi ele na rede TTN (The Things Network) na versão 3. Toda instalação foi tranquila, seguinto os manuais da radioenge. Meu Gateway está uma torre de 30 metros, e consegui verificar o gateway recebendo informação do meu EndDevice até o momento em um range de 8km. Agora vem minha dúvida e preciso da ajuda de vocês, por farvor.

Meu EndDevice próximo ao meu Gateway radioenge, realiza o Join e faz as transmissão normalmente dos dados.

Quando tentei executar o Join longe do Gateway, o mesmo não realizou, mas monitorando meu gateway enquanto tento o Join, o gateway recebe a solitação, portanto, o gateway escuta o meu EndDevice mas não conecta.

Verifiquei que na minha cidade tem cobertura da Amarican Tower, e onde tentei o Join, está próximo ao Gateway deles, e por padrão o Lora vai tentar conectar onde o sinal é mais forte, correto?

Existe uma maneira do meu EndDevice não tentar executar o Join no Gateway da American Tower e sim no meu da TTN v3 ?

Meu EndDevice é um SAMR34 - X PLANIED PRO - MICROCHIP / ATMEL

Desde já agradeço a todos,

Jr

Sobre a falha do join quando o EndDevice está distante… isso pode acontecer porque a recepção do EndDevice é menos eficiente que a do SX1301 do gateway. Pode-se tentar fixar o EndDevice com a SF em 12, melhorar a antena do EndDevice ou usar a autenticação ABP.

Sobre join na rede da AmericanTowers… qualquer EndDevice padrão LoRaWAN pode usar qualquer gateway LoRaWAN, mas pode ser necessário configurar os canais usados em cada rede. Na configuração padrão do gateway Radioenge são usados os canais 9 a 16 do padrão AU915. Já a rede AT usa os canais 1 a 8 também AU915 e no caso da AT é necessário entrar em contato com um broker e comprar um plano de dados.