Oi @Vinicius-Radioenge,
Obrigado por confirmar minhas descobertas. Escolhi escrever minha resposta anterior de forma longa justamente porque não achei nada que descrevesse o comportamento da serial Transparente ou também esclarecesse que a programação dos parâmetros LoRa só é necessária uma única vez, já que estes parâmetros ficam armazenados em memória não volátil. Os tutoriais ea documentação não falam nada a este respeito. Acho que muitas pessoas aqui no fórum tem estas mesmas dúvidas.
Gostaria também de pedir que vocês olhasem com carinho a possibilidade de implementar um flag no master e slave que indicasse modo BROADCAST para a interface transparente. isto eliminaria a necessidade de prefixar as mensagens com o endereço de destino e tornaria a interface realmente transparente. Em muitas aplicações,o master não precisa saber de onde veio a mensagem, bastando que a mesma seja re-transmitida na intregra, sem modificações, na interface serial. É responsabilidade do arquiteto do sistema inserir o ID do slave dentro do payload transmitido, se ouver esta necessidade.
Com o mercado IoT atingindo maturidade, existe uma pressão muito grande para que se baixe os custos de sensores, atuadores, gateways, etc. e quanto menos componentes o produto final tiver, melhor para todo mundo, já que não somente o custo direto cai, mas o cuto de R&D, suporte e logística (Supply chain issues) também cai. Daí a impraticalidade de se adicionar um microcontrolador extra só para cuidar de algo que poderia ser facilmente resolvido com uma mudança (trivial?) no firmware.
O módulo Loramesh da RadioEnge foi uma sacada muito boa e o potencial de vendas é enorme. Especialmente em aplicações que realmente necessitem de uma interface transparente, como se o LoraMesh fosse apenas um cabo serial Null-Modem de 2.5 Km de comprimento. 
Trabalho em uma empresa aqui nos Estados Unidos e gostaria muito de utilizar os seus módulos ( incuindo o LoraWan também) para o mercado Sul Americano e, se um dia o problema da tarifa de importação for resolvida (ou o louco do Trump bater as botas), poderia tamém utillizar-los para o meu mercado local.
Obrigado novamente,