Enviar "Hello, World" entre módulos LoRaMESH

Olá!

Sou novo no mundo LoRa e em fóruns, e gostaria de sua ajuda. Estou com dois módulos LoRaMESH adquiridos recentemente para construção de um projeto simples, no qual dois ESP32 trocam mensagens entre si. Estava procurando algum código simples que enviasse mensagens em string entre um módulo e outro, mas não encontrei nenhum exemplo assim, apenas de controle dos GPIOs do módulo. Estava me baseando pela biblioteca https://github.com/Radioenge/LoRaMESH/tree/master.

Alguém poderia mandar um código básico que faça a leitura e o envio de mensagens em string para um outro end device (ESP32), e utilizando a biblioteca referenciada acima (se possível)? Estou um pouco confuso.

No manual é falado sobre duas interfaces UART, a Transparente e de Comandos. Para enviar a mensagem como “Hello, World” para outro ESP32 na rede, qual delas eu preciso utilizar? Preciso usar as duas? Uma para configurar o módulo e outra para envio e recebimento de mensagens? Ou apenas uma é suficiente?

Samuel,
iniciei meus testes com os módulos LoraMesh nesta semana e tive as mesmas dúvidas que voce. Intuitivamente, a melhor e mais fácil implementação do “Hello, World” seria através do uso da porta serial transparente: String in em um rádio, mesmo string out no outro, certo? Mas não é bem assim. A interface serial transparente não é tão transprente como parece. Após ler todas as mensages neste tópico, montei dois módulos aqui no meu lab e verifiquei o seguinte:

• Uma vez que a configuração dos rádios for programada pela interface serial de comandos (DeviceID, baud rate, parâmetros do LoRa como modulação, banda, etc.), esta interface não precisa mais ser conectada a nada. A programação persiste após power cycles.