Configuração LoRaMESH

Boa tarde, tudo bem? estamos realizando testes com placas Loramesh e estou em dúvida quanto a melhor configuração para que eu obtenha um maior alcance. Realizei vários testes e estou com uma situação curiosa, as vezes um ping demorá quase um minuto para ser retornado, mesmo as antenas estando próximas.
Então minhas dúvidas seriam:

• Qual a melhor configuração para eu conseguir um maior alcance do sinal?
  • eu posso mandar pacotes de 255bytes ou vocês indicam que eu mande pacotes mais fragmentados?
  • o BW também influencia no alcance do sinal?

Qual a melhor configuração para eu conseguir um maior alcance do sinal?
Para se conseguir maior alcance deve-se usar o SF12 (melhor sensibilidade de recepção) e BW125KHz (menos suscetível a interferência). No entanto, terá maior tempo de ocupação do canal, menor será a capacidade de tráfego e maior deverá ser o cuidado antes de permitir que outro dispositivo da rede transmita e cause interferência.

eu posso mandar pacotes de 255bytes ou vocês indicam que eu mande pacotes mais fragmentados?
O maior payload para o LoRaMesh é de 232 bytes.
O tempo de transmissão (Air Time) da modulação LoRa é significativamente maior outros sistemas sem espalhamento espectral.
No site do link abaixo pode-se calcular o tempo de transmissão usando os parâmetros LoRa. Para se ter uma noção, o tempo no ar de um pacote de 255bytes, SF12, CR4/5 é maior que 9 segundos.

https://www.loratools.nl/#/airtime

o BW também influencia no alcance do sinal?
Segundo o fabricante do SX1272 sim. Nas mesmas condições (somente a BW diferente) a sensibilidade de recepção em SF6 @ 125KHz é de -118dBm e em SF6@500KHz é de -111dBm. Então, o alcance será maior se usar 125KHz. Seguindo uma “regra” prática … que a cada 6dB de sinal a mais o alcance dobra… podemos ter o dobro de alcance se usar 125KHz de BW.
https://semtech.my.salesforce.com/sfc/p/#E0000000JelG/a/440000001NCE/v_VBhk1IolDgxwwnOpcS_vTFxPfSEPQbuneK3mWsXlU
página 20.

Essa interferência ocorre somente quando mando dados para um mesmo dispositivo ou para qualquer dispositivo da rede? Se esse dispositivo está recebendo um pacote, e envio outro em seguida, isso vai causar interferência e ele vai perder a informação?

O CR influencia diretamente em que?

@eagletrack
O canal é o mesmo para todos os dispositivos.
Se um dispositivo está transmitindo, ele está ocupando o meio de transmissão de todos os rádios.

Dependendo da intensidade de sinal, uma segunda transmissão pode causar interferência e corromper a informação. Isso se chama colisão.

Sobre o CR:

Quanto maior o CR maior é a repetição da informação dentro do mesmo pacote, aumentando a probabilidade de correção em caso de interferência.
Mas tem que avaliar, aumentando o CR você aumenta o tempo de transmissão e as chances de interferência.

Mas então em uma rede lora mesh aonde eu tenha 100 dispositivos, e suponhamos que eu tenha 30 dispositivos tentando mandar uma mensagem para o dispositivo 0, isso não vai causar um congestionamento de transmissões, uma anulando a outra?

Acredito que eu possa responder sua resposta com um sim, vai causar colisão e congestionamento, mas depende de muitos fatores.

O funcionamento de uma rede sem fio depende não só do número de dispositivos, mas também do número de mensagens, intervalo das mensagens, tamanho das mensagens, velocidade/tempo de ocupação/tempo no ar, lógica de transmissão, se tem ack ou não, potência de transmissão, distância entre os nós que estão transmitindo, distância entre os nós e o mestre…
Não é uma conta simples.

Segue um artigo que comenta um pouco sobre isso. É de 2017, mas muito bom.

Boa tarde. Hoje consegui receber um pacote integro a 1Km de distancia. Mas minhas dúvidas quanto a configuração só aumentam. Pois nos testes que assisto no youtube os caras a 2, 3 , 5 kms conseguem receber pacotes com frequência de 1 segundo ou menos. No meu caso cada 10 pacotes que envio, recebo a resposta de 1 e as vezes nem isso.

Olá @eagletrack
Há muitos detalhes que influenciam o resultado.

Como está a configuração LoRa dos seus módulos?

• BW, SF, CR, …
  • Está configurado como Classe C?
  • Quantos bytes você está tentando transmitir?
  • Quais são as antenas que você está utilizando?
  • Como está a alimentação dos seus módulos?

É difícil comparar os resultados obtidos por outros.